Hortas caseiras: saúde no prato, economia no bolso
![]()
Saúde e dinheiro são duas coisas que todo mundo gosta de ter e ambas passam diretamente pela alimentação. Quanto custa fazer uma feira? Que diferença o que você come durante o dia faz para o seu organismo?
As frutas e verduras que compramos em supermercados ou feiras livres geralmente vêm de produtores que usam agrotóxicos. Mesmo que lavemos bem, parte dos resíduos químicos usada nesses vegetais permanece neles e acabamos ingerindo. Isso faz mal.
Já os alimentos orgânicos são saudáveis, mas são mais caros, pois a produção é mais trabalhosa e, portanto, menor, elevando o custo por unidade. O que fazer então? Que tal ter sua própria horta?
Uma horta caseira para cultivar alguns vegetais cabe em qualquer espaço, até no seu apartamento. Você vai ter um alimento saudável, livre de agrotóxicos e no fim das contas vai sair muito mais barato de comprar no supermercado.
Para começar, reserve um espaço da casa onde bata luz do sol à tarde ou pela manhã. Pode ser um cantinho na varanda, próximo a uma janela ou na área de serviço.
Escolha o que vai cultivar e dê preferências a plantas pequenas. Pimenta, tomate-cereja, manjericão, salsa, hortelã, alecrim, cebolinha, alho… se tiver um pouco mais de espaço, você pode optar por alface e cenoura também.
Compre terra especial para o cultivo, que você encontra em qualquer loja de jardinagem. Utilize vasos plásticos ou de argila para o plantio. Caso não consiga, você pode improvisar com garrafa PET cortada ou com embalagens plásticas de outros produtos que tenham acabado. Você também pode utilizar caixas e caixotes de madeira.
Lembre de regar diariamente, realizar poda quando necessário e de fazer a limpeza das plantas, especialmente para evitar bichos e outras pragas.
Pronto! Você tem a sua horta orgânica e saudável em casa. Por fim, é só colher o que plantou e bom apetite.