Notícias

22/11/2021

Quando é a hora certa de mudar o quarto da criança?

Quando é a hora certa de mudar o quarto da criança?

Os pais costumam se preparar bastante, com relação a ter um cômodo dedicado aos filhos, logo no período da chegada do bebê à casa. O quarto do recém-nascido geralmente foi planejado para acolher aquele pequeno ser humano, mas seus próximos anos acabam ficando por conta do improviso. Casa caso é único, e as particularidades de comportamento, situação financeira e espaço doméstico devem ser consideradas. Mas você sabe a média de idade para mudar o quarto de uma criança?

As primeiras adaptações podem acontecer por volta dos dois anos de idade, com a temida mudança do berço para uma cama. Essa escolha dever depender do quão perigoso é para a aquele bebê, se ele se movimenta muito, gosta de escalar o berço ou explorar possibilidades que tragam risco.

Entre os 5 e 6 anos de idade, é interessante mudar a decoração do quarto, trazendo algo menos infantil e mais realista quando às atividades do seu filho. Cores mais vivas e menos pasteis são uma possibilidade. Talvez seja o momento de desapegar de brinquedos antigos e substituir ambientes que não fazem mais sentido, como pode ser o caso do trocador de fraldas por uma mesinha de desenhos. 

O final da infância sugere uma decoração mais neutra, pois esse quarto deve ser mais duradouro e acompanhá-lo até certa fase da adolescência. Uma escrivaninha para os estudos, uma cama maior e um espaço para seus hobbies são ótimas opções. Nessa fase, mais do que nunca, é importante que as mudanças sejam conversadas com a criança, visando que ela se sinta confortável e respeitada em seu próprio cômodo.

Compartilhe: